Atividade1.1 A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento
Isso exige que as pessoas aprendam cada vez mais de outras
maneiras e tenham formas de conceber e gerir o conhecimento.
Também há uma grande preocupação da parte do autor
em como transformar todas as informações que nossos alunos têm no acesso a
aprendizagem, por isso entende-se que è preciso que os alunos adquiram
capacidade de assimilação critica dessas informações,pois o mercado de trabalho
procura pessoas como seres pensantes e críticos... E não aquelas que ainda
vivem no mundo do “decorar”.
Só é possível
construir uma sociedade pensante e critica através de leituras interpretativas,
isso faz com que o conhecimento seja verdadeiro.
Segundo Pozo, nova cultura de aprendizagem requer no mínimo
ensinar aos alunos a partir das diferentes áreas do currículo.
Competências como a aquisição, interpretação, análise,
compreensão e comunicação da informação, são capacidades importantes para a
gestão metacognitiva do conhecimento.
Todavia mudar as formas de aprender dos alunos requer também
mudar as formas de ensinar dos professores.
Embora vivamos
em uma sociedade que se diz detentora do conhecimento, ter acesso a esse
conhecimento culturalmente gerado não é fácil, como mostram as crises
permanentes vividas em nossos sistemas educacionais.
No âmbito da alfabetização em suas diversas áreas.
Uma sociedade
da aprendizagem precisa apropriar-se de novas formas de aprender e de
relacionar-se com o conhecimento. Esse é um desafio que teremos que enfrentar
nas próximas décadas.
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