segunda-feira, 23 de julho de 2012

Atividade 1.1


 Atividade1.1 A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento
        De acordo com Juan Ignacio Pozo vivemos em uma sociedade da aprendizagem onde a exigência social nos conduz a um paradoxo: cada vez se aprende e se fracassa mais na tentativa de aprender.
Isso exige que as pessoas aprendam cada vez mais de outras maneiras e tenham formas de conceber e gerir o conhecimento.
        Também  há uma grande preocupação da parte do autor em como transformar todas as informações que nossos alunos têm no acesso a aprendizagem, por isso entende-se que è preciso que os alunos adquiram capacidade de assimilação critica dessas informações,pois o mercado de trabalho procura pessoas como seres pensantes e críticos... E não aquelas que ainda vivem no mundo do “decorar”.
       Só é possível construir uma sociedade pensante e critica através de leituras interpretativas, isso faz com que o conhecimento seja verdadeiro.
Segundo Pozo, nova cultura de aprendizagem requer no mínimo ensinar aos alunos a partir das diferentes áreas do currículo.
Competências como a aquisição, interpretação, análise, compreensão e comunicação da informação, são capacidades importantes para a gestão metacognitiva do conhecimento.
Todavia mudar as formas de aprender dos alunos requer também mudar as formas de ensinar dos professores.
        Embora vivamos em uma sociedade que se diz detentora do conhecimento, ter acesso a esse conhecimento culturalmente gerado não é fácil, como mostram as crises permanentes vividas em nossos sistemas educacionais.
No âmbito da alfabetização em suas diversas áreas.
        Uma sociedade da aprendizagem precisa apropriar-se de novas formas de aprender e de relacionar-se com o conhecimento. Esse é um desafio que teremos que enfrentar nas próximas décadas.


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